hum?

hum?

2005 Dinâmica de alguns elementos



Grande Solenoide de Arsonval - instrumento médico do sec. XIX, para tratamentos vários, com base na criação de um campo eléctrico em redor de uma pessoa.
Observatório:

Observação -registo vídeo de uma série de fenómenos referentes a movimentos de elementos de atracção e repulsão.
Observadores - espectadores.
Pêndulo electromagnético - objecto didáctico para observação da magnetização por indução.


Muitas forças actuantes no nosso quotidiano, como a força de atrito ou o magnetismo são causadas pela força electromagnética, sendo esta responsável pela configuração do mundo como ele é, impedindo, por exemplo, que um copo atravesse a mesa onde está pousado evitando que os átomos constituintes da matéria de cada objecto se desloque. Segundo as leis do electromagnetismo cargas opostas atraem-se e cargas iguais repelem-se. Mas então, porque os protões no núcleo atómico*, tendo a mesma carga positiva, não se repelem entre si? Existe uma força que actua no núcleo e que é cem vezes superior à força electromagnética a esta força chama-se forte, nuclear ou interacção forte. Esta é a força responsável pela formação do núcleo atómico mantendo os protões e neutrões agregados. Mas esta força apesar de ser muito forte tem uma distância de acção muito curta não alcançando mais do que 1013 cm. Imaginando que as pessoas são partículas serão elas sujeitas às mesmas forças, às mesmas leis?

* O Átomo é constituído por electrões (partículas de carga negativa) em órbita do núcleo atómico formado por protões (partículas de carga positiva) e neutrões (partículas de carga neutra)